Câmara apresenta balanço com principais acontecimentos e metas alcançadas em 2025
A Câmara de Campo Largo encerra o ano de 2025 com um conjunto significativo de ações, avanços institucionais e resultados concretos para a população. O balanço anual reúne as principais entregas e metas alcançadas ao longo dos últimos meses, com destaque à busca pela transparência, a participação social e o fortalecimento das políticas públicas.
Entre os destaques do ano, está a regulamentação da Ouvidoria, que já existia, porém, passou a funcionar plenamente e a oferecer um canal direto para que cidadãos possam registrar sugestões, solicitações e denúncias relacionadas ao Legislativo. Outro avanço importante foi a nomeação da nova Procuradora da Mulher, Melissa Rúbia Pinheiro Pereira, ampliando o suporte institucional para casos de violência, discriminação e desigualdade de gênero, não somente para o público interno, mas para atendimento às campo-larguenses.
Políticas de proteção e prevenção
Em 2025, a Câmara também lançou a Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, material desenvolvido para orientar servidores e o público sobre condutas adequadas, canais de denúncia e formas de prevenção. Ainda no campo das políticas de proteção, a Casa promoveu duas atividades importantes durante o Outubro Rosa: uma palestra sobre os direitos da paciente com câncer e outra voltada ao desenvolvimento pessoal da mulher, ampliando a informação e o acesso aos serviços de apoio.
A Câmara também sediou, em agosto, a 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, reunindo lideranças, especialistas e comunidade para discutir avanços e desafios nas políticas de gênero.
Visitas guiadas na Câmara
Aproximadamente 900 estudantes da rede pública e particular visitaram a Câmara em 2025. Além de conhecer a estrutura e o funcionamento do Legislativo, os alunos participaram de sessões plenárias simuladas, conduzidas pelos vereadores, uma experiência prática de cidadania e participação democrática.
Outro marco foi a posse do Parlamento Mirim, no dia 17 de junho, em parceria com o TRE-PR. O projeto envolveu estudantes das escolas estaduais, que passaram a acompanhar e vivenciar o processo legislativo de forma ativa.
Novas comissões permanentes
A Câmara ampliou sua atuação com a criação de quatro novas comissões permanentes:
-
Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
-
Comissão Permanente de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo
-
Comissão Permanente de Esporte e Lazer
-
Comissão Permanente de Legislação Participativa
O destaque fica para a Comissão de Legislação Participativa que aproxima entidades da sociedade civil do processo de elaboração de leis. A comissão recebe, analisa e encaminha sugestões enviadas por associações, sindicatos, entidades de classe, instituições de ensino e organizações científicas ou culturais, ampliando o diálogo e democratizando a construção das políticas públicas.
As novas comissões permanentes fortalecem a análise técnica de projetos e demandas ligadas a setores estratégicos para o desenvolvimento de Campo Largo.
Homenagens
Em outubro, a Câmara realizou a entrega de homenagens a cidadãos que se destacaram em diferentes áreas de atuação no município. Os reconhecimentos foram feitos por meio dos títulos de Cidadão Honorário, Cidadão Benemérito, Vulto Emérito, Honra ao Mérito Odilla Portugal Castagnoli e Moção de Aplausos, reconhecendo trajetórias que contribuem para o desenvolvimento da cidade.
Em novembro, a Câmara também homenageou os 100 anos do Colégio Estadual Sagrada Família, instituição tradicional no município, com a entrega de uma Moção de Aplausos. A celebração marcou o reconhecimento da história e da contribuição da escola para a formação de gerações de campo-larguenses.
Selo diamante em transparência pública
A Câmara também registrou economia de recursos ao longo de 2025, no total de R$2.083.373,70, valor já devolvido à Prefeitura Municipal para investimentos na cidade.
No Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), a Câmara conquistou uma das maiores evoluções do Paraná: subiu da posição 245 em 2024 para a posição 47 em 2025, alcançando 95,62 pontos e garantindo o Selo Diamante.
Produção legislativa bate recorde
O Legislativo encerra o ano com crescimento expressivo na produção legislativa. Em 2025, os vereadores apresentaram mais de 130 projetos de lei, quase o dobro das 67 propostas registradas no ano anterior.
Além disso, os parlamentares analisaram e votaram mais de 80 projetos de lei enviados pela Prefeitura, reforçando o papel fiscalizador e deliberativo da Casa.
Outro destaque foi a aprovação de 82 emendas impositivas para o orçamento municipal de 2026, totalizando R$9.485.708,61 em investimentos indicados diretamente pelos vereadores. Essas emendas especificam de forma detalhada onde o recurso público deve ser aplicado, garantindo mais precisão e impacto nas políticas públicas.