Câmara realiza posse dos vereadores mirins eleitos pelo Parlamento Jovem

por Julia Beatriz Wal publicado 18/06/2025 11h50, última modificação 18/06/2025 11h52
Projeto do TRE/PR propõe vivência prática de um mandato legislativo para aproximar os jovens da política
Câmara realiza posse dos vereadores mirins eleitos pelo Parlamento Jovem

Foto: Fotopar Campo Largo

A Câmara de Campo Largo foi palco, nesta terça-feira (17), da cerimônia de posse dos novos vereadores mirins eleitos por meio do projeto Parlamento Jovem, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR).

Com o objetivo de aproximar os jovens da política, o projeto proporciona uma vivência prática do processo eleitoral e do mandato legislativo. A iniciativa envolve diretamente os estudantes, que assumem os papéis de eleitores, mesários e candidatos, utilizando urnas eletrônicas para a escolha dos representantes mirins.

Processo eleitoral

As eleições foram realizadas no dia 7 de maio, com a participação dos alunos dos colégios estaduais cívico-militares João XXIII, Macedo Soares e 1º Centenário. A votação aconteceu nas próprias escolas, com apoio das professoras responsáveis e sob supervisão do TRE/PR.

A diplomação dos eleitos ocorreu de forma remota no dia 15 de maio, conduzida pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral.

Cerimônia de posse

Na sessão solene desta terça-feira (17), os nove estudantes eleitos tomaram posse oficialmente como vereadores mirins. Durante a cerimônia, fizeram o juramento e assinaram o termo de posse os alunos Renata Andrade Pereira; Luan Salvador França; Milena Cesar Barbosa; Laura Graciano Prado; Luan Sá; Mauro Inácio Neto; Lucas Brandão Souza; Maria Eduarda Rozanscki; Nathaly Miranda Ingles.

Mandato 

O mandato dos vereadores mirins terá duração aproximada de cinco meses. Nas próximas semanas, os estudantes darão início ao trabalho legislativo com uma série de atividades formativas, incluindo encontros com o departamento jurídico da Câmara e palestras  sobre o funcionamento do Legislativo e o processo de elaboração das leis.

Ao final do projeto, os alunos deverão apresentar uma sugestão de projeto de lei, que será analisada pelos parlamentares da Casa.

Autoridades presentes

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Guimarães, e dos vereadores Júnior Polaco Preto, Júnior Andreassa, Athos Martinez, Gustavo Torres, Sensei Clóvis, Sargento Leandro Chrestani, Rogério das Tintas e Rogério da Viação.

Também estiveram presentes o prefeito Maurício Rivabem, o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política do TRE/PR, Frederico Rafael Martins de Almeida, responsável pelo projeto no Estado, representantes do TRE/PR, diretores, professores, pais e alunos das escolas participantes, que prestigiaram o evento.