Projeto que regulamenta visitas à Câmara de Campo Largo e simulações de sessões por estudantes é aprovado em segundo turno
A Câmara de Campo Largo aprovou em segunda votação, na sessão ordinária da última segunda-feira (12), o Projeto de Resolução nº 7 de 2025, que regulamenta as visitas guiadas ao prédio do Legislativo municipal e as simulações de sessões ordinárias por estudantes da rede pública e privada de ensino.
Embora a Câmara já realize visitas guiadas com escolas e simulações de sessões, o projeto visa ampliar e consolidar essa atividade como uma política permanente de incentivo à participação cidadã e à formação política desde os primeiros anos escolares.
Segundo a justificativa do projeto, de autoria da Mesa Diretora, a iniciativa busca alinhar a atuação da Câmara com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece entre suas competências a “Responsabilidade e Cidadania”. Esse eixo orienta que a educação básica promova a formação de cidadãos conscientes, críticos e engajados na construção de uma sociedade justa, democrática e participativa.
As visitas guiadas à Câmara de Campo Largo ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção dos períodos em que há sessões ordinárias, extraordinárias ou reuniões das comissões parlamentares. Durante o passeio, os estudantes conhecem as instalações da Casa de Leis, incluindo o plenário, e participam de uma palestra conduzida pelos próprios vereadores, com explicações didáticas sobre o funcionamento dos Três Poderes.
A atividade se encerra com uma simulação de sessão legislativa, na qual os alunos vivenciam, de forma prática, o papel do Poder Legislativo. Nesta etapa, os “vereadores mirins” votam um projeto fictício baseado na realidade escolar de cada turma, previamente alinhado com os professores responsáveis.
Projeto de resolução
O projeto de resolução é uma proposta apresentada pelos vereadores para regulamentar assuntos internos da própria Câmara. Diferente de um projeto de lei, que afeta diretamente a população e precisa da sanção do prefeito, o projeto de resolução trata de temas administrativos ou organizacionais do Legislativo, e sua aprovação é feita apenas pelos vereadores, sem necessidade de sanção do Executivo.
Nesse sentido, o projeto que institui as visitas guiadas, já promulgado pelo presidente da Casa, encontra-se em plena vigência na Câmara de Campo Largo.
Com a regulamentação, espera-se fortalecer o vínculo entre o Poder Legislativo e a comunidade escolar, contribuindo para que crianças e adolescentes compreendam a importância da participação política, o papel do voto e seu potencial transformador na sociedade.
SERVIÇO:
VISITA GUIADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO LARGO
Para marcar a sua visita, entre em contato:
(41) 3392-1717 / RAMAL: 205 / 237 / Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação Social