Câmara de Campo Largo realiza evento “Pare, Pense, Cuide-se” em alusão ao Outubro Rosa

por Redação publicado 21/10/2025 16h21, última modificação 21/10/2025 16h21
Direitos dos pacientes oncológicos e a importância do autocuidado e empoderamento feminino foram debatidos
Câmara de Campo Largo realiza evento “Pare, Pense, Cuide-se” em alusão ao Outubro Rosa

Foto: Julia Wal (CMCL)

Na última quarta-feira, 15 de outubro, a Câmara Municipal de Campo Largo, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, promoveu o evento “Pare, Pense, Cuide-se”, em alusão à campanha Outubro Rosa, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de inspirar reflexão sobre o autocuidado e o bem-estar feminino.

Realizado no plenário da Câmara, o encontro reuniu autoridades municipais, representantes de instituições, servidores públicos e a comunidade, em uma tarde marcada por informação, acolhimento e incentivo à conscientização sobre a saúde da mulher.

Compuseram a mesa de honra o presidente da Câmara, vereador Alexandre Guimarães, o prefeito Maurício Rivabem, a vice-prefeita Chrystiane Chemin, a procuradora da Mulher da Câmara, Melissa Rúbia Pinheiro Pereira, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Alzira Cequinel, a presidente da OAB Campo Largo, Dra. Débora Lamback, e a diretora da Mulher da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Suelen Tureta.

Também participaram da solenidade os vereadores Athos Martinez, Gustavo Torres, Sargento Leandro Chrestani, Rogério das Tintas, Rogério da Viação, e Victor Bini, além de integrantes do secretariado municipal e diversas lideranças locais.

O presidente da Câmara, Alexandre Guimarães, durante a abertura do evento, ressaltou a importância das ações de prevenção. “É obrigação de quem se dispõe a ser gestor público organizar o município para que as pessoas possam ter qualidade de vida e bem-estar. Ações voltadas à prevenção, como esta do Outubro Rosa, são talvez os principais construtores de políticas públicas. Eu sou um profissional da saúde, e é muito melhor prevenir do que curar uma doença”, disse.

Exemplo de força e superação do câncer, a vice-prefeita de Campo Largo, Chrystiane Chemin,  reforçou a mensagem de amor-próprio e autocuidado durante seu discurso. “Quem passou pela doença sabe o significado, as marcas e o fortalecimento que deixa na mulher. Então, se eu puder passar uma mensagem, é para a gente começar a se olhar, a se amar e a se gostar, porque quem se ama, se cuida. E quem se cuida, previne.”

Inspiração e conhecimento

A programação contou com duas palestras que trouxeram informações valiosas, embasamento técnico e reflexão para todos os presentes, mulheres e homens.

A primeira, ministrada por Tayná Natel Machado, estudante de Direito de 24 anos e paciente de câncer de mama triplo negativo, abordou o tema “Diagnóstico e Direitos do Paciente Oncológico”. Tayná compartilhou sua história e trouxe informações jurídicas e práticas sobre o enfrentamento da doença, ressaltando a importância da informação, do acolhimento e da garantia de direitos.

Após um intervalo, o evento seguiu com a palestra da empresária e mentora Mirelle Paulista, com o tema “Desenvolvimento Pessoal da Mulher”. Com mais de 16 anos de experiência nas áreas de gestão, finanças e liderança, Mirelle inspirou o público com uma fala sobre autoconhecimento, valorização do potencial feminino e empoderamento.

Com o sucesso do evento, a procuradora da Mulher, Melissa Rúbia Pinheiro Pereira, destacou o compromisso da Câmara em fortalecer e discutir pautas voltadas às mulheres:

“É com senso de compromisso que realizamos este evento. Agradeço à presidência desta Casa, vereador Alexandre, pelo constante apoio às ações da Procuradoria da Mulher, e aos demais vereadores que têm sido parceiros na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à saúde das mulheres campo-larguenses”, concluiu.