Primeiro semestre de 2025 teve alto número de iniciativas dos vereadores

por Redação publicado 10/07/2025 11h10, última modificação 10/07/2025 11h19
Foram mais de 1.000 requerimentos encaminhados à Prefeitura, 20 projetos de lei sancionados, além de reuniões e eventos nos primeiros seis meses deste mandato.
Primeiro semestre de 2025 teve alto número de iniciativas dos vereadores

Foto: Fotopar Campo Largo

A nova legislatura da Câmara de Campo Largo iniciou 2025 com um ritmo intenso de trabalho. Nos primeiros seis meses do mandato, os 15 vereadores já apresentaram um número expressivo de projetos de lei, indicações e requerimentos, ferramentas importantes para propor melhorias, fiscalizar o executivo e garantir que as necessidades da população sejam ouvidas e atendidas.

Ao todo, foram 1.277 requerimentos formais encaminhados à Prefeitura, com solicitações que vão desde serviços de infraestrutura até questões de mobilidade urbana e segurança. Esses pedidos são direcionados ao Poder Executivo, responsável pela execução das ações.

Entre os temas mais recorrentes estão a instalação de placas de sinalização, colocação de redutores de velocidade, reperfilamento asfáltico em diversos bairros, ampliação da iluminação pública, limpeza urbana e melhorias em espaços públicos.

Muitas dessas solicitações já foram atendidas e executadas pela Prefeitura, com a fiscalização dos vereadores. Além de propor, os parlamentares também exercem a função de fiscalizar e comunicar à população o andamento dos pedidos, muitos deles divulgados por meio das redes sociais dos próprios parlamentares.

Virou lei

Até o momento, já foram protocolados 60 projetos de lei de autoria dos vereadores da Casa. Desses, 20 já foram sancionados pelo prefeito, abrangendo temas como declaração de utilidade pública, instituição do Dia de Combate à Intolerância Religiosa, regulamentação de sorteios de pássaros em festividades locais, denominação de ruas, criação da Semana Municipal de Apoio às Mulheres Vítimas de Câncer de Mama e da Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Dependência Digital, entre outros.

Também foram apresentados 9 projetos de resolução que tratam da organização interna da Câmara Municipal. Entre eles, destaca-se a criação de três novas comissões permanentes (Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Esporte e Lazer; e Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural); a regulamentação das visitas guiadas e das simulações de sessões ordinárias realizadas por estudantes das redes pública e privada; e a denominação da sala de imprensa do Plenário Alberto Klemes de “Braz Morais”, radialista que faleceu no início do ano.

Foram ainda encaminhadas 62 indicações de projetos de lei ao Executivo, propostas que, embora não sejam de competência direta do Legislativo, são sugestões importantes para a gestão da cidade. Até agora, a Câmara realizou 20 sessões ordinárias, que acontecem semanalmente às segundas-feiras, às 15h, além de duas sessões extraordinárias para tratar de temas urgentes que exigiam votação imediata dos vereadores.

Novas comissões permanentes

Além dos projetos apresentados, a Câmara também cria mais mecanismos para aprimorar o trabalho Legislativo. Como dito anteriormente, foram criadas três novas comissões permanentes: Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Esporte e Lazer; e Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Antes do recesso parlamentar, foi apresentado em plenário a proposta de criação da Comissão de Participação Legislativa que deve entrar para votação na próxima sessão ordinária, marcada para o dia 04 de agosto. “A criação desta Comissão é uma forma de a Câmara de Vereadores se aproximar ainda mais da população. Por exemplo, associações de moradores poderão propor projetos de lei, a Câmara faz uma análise cuidadosa e se for constitucional e de grande interesse público, poderá virar lei”, explica o presidente da Câmara, Alexandre Guimarães. 

Ruas

Entre outros destaques do primeiro semestre na Câmara Municipal de Campo Largo está a viabilização de uma importante conquista para a infraestrutura do município. No dia 28 de maio, foi assinada oficialmente a operação de crédito no valor de R$ 20 milhões entre a Prefeitura e o Banco do Brasil. Os recursos serão destinados a obras de asfaltamento em 11 bairros da cidade, atendendo demandas antigas da população.

A operação só foi possível graças à aprovação, por maioria, da Lei nº 3.818, de 21 de novembro de 2024, pelos vereadores. A legislação autoriza o Poder Executivo a contratar o financiamento junto à instituição bancária e reflete o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida dos campo-larguenses. O investimento já começa a beneficiar obras nos bairros São Marcos, Florestal, Itaqui, Popular Nova, São Vicente, São João, Bateias, Águas Claras, Tropical, Partênope, Aparecida e Vila de Lourdes.

Os vereadores da Câmara de Campo Largo participaram também da entrega de um importante equipamento urbano para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade: em cerimônia oficial realizada em abril, foi inaugurado o Centro de Eventos “Prefeito Emídio Pianaro Júnior”. O novo espaço, no bairro Botiatuva, foi projetado para fomentar o turismo, a cultura e os negócios locais, e representa um marco na infraestrutura municipal, ampliando a oferta de locais adequados para congressos, feiras e eventos sociais.

Diálogo e transparência

Durante o semestre, a Câmara também recebeu secretários municipais para reuniões internas. Cada secretário apresentou as ações de suas respectivas pastas, responderam dúvidas dos parlamentares e contribuíram para um diálogo mais direto entre Câmara e Prefeitura.

O presidente da Casa ressaltou o compromisso desta legislatura com a transparência e o diálogo com a sociedade. "Nossos servidores estão empenhados em aperfeiçoar o Portal da Transparência, garantindo que esta seja uma das Câmaras mais transparentes do estado ainda este ano. Além disso, queremos aproximar mais a população do trabalho do legislativo. Já vemos os resultados das visitas guiadas e sessões simuladas, mas queremos ampliar ainda mais, indo até as pessoas”, adiantou o presidente. 

Eventos no plenário 

Além da atuação legislativa e dos atendimentos à população, a Câmara também promoveu no Plenário eventos importantes ao longo do semestre. Em março, foi realizado um evento especial em homenagem ao Dia das Mulheres, voltado às servidoras da Casa, em reconhecimento à dedicação e ao trabalho de cada uma. Em maio, ocorreu a cerimônia de posse da nova Procuradora da Mulher, Melissa Rúbia Pinheiro Pereira, que reuniu servidores, imprensa e comunidade para marcar o início desse importante trabalho. 

Ainda em maio, foi inaugurado o espaço de imprensa “Braz Morais”, uma homenagem ao jornalista campo-larguense que dá nome ao local, agora utilizado pelos profissionais da imprensa que acompanham as sessões e os eventos da Câmara. Em junho, a Casa de Leis sediou a posse dos vereadores mirins eleitos pelo Parlamento Jovem, projeto realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e com os Colégios Cívico-Militares João XXIII, 1º Centenário e Macedo Soares.

Também em junho, a Câmara foi sede da 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que reuniu representantes de diversas áreas para discutir caminhos mais justos e promissores para as mulheres.