Câmara de Campo Largo quer liderar ranking de transparência no Paraná, diz presidente Alexandre Guimarães

por Redação publicado 05/02/2025 10h23, última modificação 05/02/2025 10h23
A CMCL alcançou o nível “Elevado” no ITP-TCE/PR, atingindo 75% de atendimento dos itens avaliados
Câmara de Campo Largo quer liderar ranking de transparência no Paraná, diz presidente Alexandre Guimarães

Foto: Fotopar Campo Largo

Na primeira sessão legislativa de 2025, realizada na última segunda-feira (03/02) no plenário da Câmara Municipal de Campo Largo, o presidente Alexandre Guimarães destacou os desafios e metas da sua gestão à frente da Casa. Com um discurso voltado à transparência, à governança e à valorização dos servidores, ele ressaltou a importância de uma atuação coletiva para elevar a qualidade dos serviços prestados pelo Legislativo municipal.

“Quero falar sobre os objetivos da Câmara e da Mesa Diretora, um trabalho em conjunto com todos os vereadores, uma parceria muito estreita com nossos funcionários comissionados, nossos diretores e assessores, mas principalmente com os funcionários estatutários desta casa. São funcionários muito valorosos, têm expertise, têm conhecimento técnico e fazem o seu trabalho da melhor maneira possível para que a gente possa exercer o nosso trabalho da melhor forma possível”, afirmou o presidente.

Uma das principais metas traçadas por Alexandre Guimarães é aproximar a população da Câmara Municipal, tornando mais acessível à compreensão sobre o impacto das decisões do Legislativo no dia a dia dos cidadãos. “O meu desafio como presidente é aproximar mais a população desta Casa de Leis, para que as pessoas entendam que o que fazemos aqui interfere na vida delas. As nossas decisões aqui interferem na vida de quase 150 mil pessoas”, destacou.

Câmara mais transparente

Outro ponto abordado pelo presidente foi o desempenho da Câmara Municipal no Índice de Transparência da Administração Pública do Tribunal de Contas do Paraná (ITP-TCE/PR). Atualmente, a CMCL ocupa a 245ª posição entre as câmaras dos 399 municípios do estado, resultado que, segundo ele, pode ser significativamente melhorado. “Temos condições suficientes de melhorar muito esses indicadores. E este será o nosso grande desafio. O objetivo é que, ao final de dois anos, esta Câmara de Vereadores seja a número 1 no ranking do Paraná em transparência, governança e gestão”, enfatizou.

Em 2024, a Câmara de Campo Largo alcançou o nível “Elevado” no ITP-TCE/PR, atingindo 75% de atendimento dos itens avaliados, o que representou um crescimento de 7,97% em relação a 2023. Entretanto, algumas áreas ainda necessitam de aprimoramento, como alguns itens de comunicação, tecnologia da informação, finanças e contabilidade.

De acordo com o diretor de Gestão e Planejamento Estratégico de Compliance, Adriano Huber Junior, a implementação efetiva da Ouvidoria e a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) são medidas fundamentais para melhorar esses indicadores. “Com essas ações, já corrigiremos alguns pontos essenciais para avançarmos no ranking”, explicou.

Transparência e acessibilidade

O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-TCE/PR) é um parâmetro criado pelo Tribunal de Contas do Paraná para avaliar a transparência dos portais eletrônicos dos órgãos públicos. O objetivo é garantir que as informações disponibilizadas sejam acessíveis e de fácil compreensão para os cidadãos. De acordo com orientações do portal do TCE-PR, o site não pode ser um labirinto, deve ser fácil de usar e de entender. Por isso, existem itens que avaliam a usabilidade das ferramentas.