Câmara de Campo Largo apresenta balanço dos primeiros 100 dias do ano
A Câmara Municipal de Campo Largo completa seus primeiros 100 dias de gestão nesta quarta-feira dia 16 de abril, reafirmando o compromisso com a transparência e com o aprimoramento da estrutura legislativa, e apresenta um balanço do que foi realizado neste período.
Nos três primeiros meses do ano, o Departamento Legislativo registrou um volume significativo de atividades. Ao todo, foram 573 pedidos de informação (requerimentos) apresentados ao Poder Executivo, com temas que vão desde infraestrutura urbana até saúde pública. Também foram apresentados 27 projetos de lei do Legislativo, dos quais 6 já foram aprovados em segunda votação e aguardam a sanção ou veto do prefeito municipal.
Entre os projetos, destaca-se a Semana de Conscientização sobre a Dependência Digital, que promove reflexões e ações educativas sobre o impacto do uso excessivo da tecnologia, especialmente entre crianças e adolescentes. Outro projeto analisado, aprovado em duas votações e encaminhado ao Executivo, institui feiras de adoção de cães e gatos, fortalecendo ações de acolhimento e destinação responsável de animais resgatados. Também se destaca o projeto que proíbe a contratação de artistas que promovam apologia ao crime ou ao uso de drogas em eventos públicos.
Além disso, foram protocolados 8 projetos de lei do Executivo, 27 indicações de projetos de lei ao Executivo, 3 moções e 1 Tribuna Livre com a participação do SESC/SENAI, que apresentou oportunidades de qualificação profissional gratuita no município.
Durante esse período, também foram criadas duas novas comissões permanentes: a Comissão de Esporte e Lazer, composta pelo vereador Sensei Clóvis (presidente), vereador Genésio da Vital (relator) e vereador Rogério das Tintas (membro); e a Comissão de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que foi aprovada em segunda votação na sessão ordinária da última segunda-feira (14). Nos próximos dias, os vereadores devem eleger os membros que irão compor essa nova comissão, completando o quadro de comissões permanentes da Câmara de Campo Largo.
Homenagens
A Casa também prestou homenagem ao comunicador Braz Morais, um dos mais respeitados radialistas da cidade, falecido no mês de fevereiro deste ano. O projeto de resolução nº3 de 2025 aprovado pelos 15 parlamentares denomina o espaço destinado aos veículos de comunicação que acompanham os trabalhos legislativos como “Sala de Imprensa Braz Morais”.
Transparência e proteção de dados
No campo da transparência e governança, a Câmara, por meio do Departamento de Compliance, já avançou significativamente. Destaca-se a criação da resolução que regulamenta as atividades de compliance e a reativação da Ouvidoria da Câmara, um canal essencial para o diálogo com a população. Segundo o presidente da Câmara, Alexandre Guimarães, o objetivo é tornar a Casa de Leis a mais transparente do Paraná, com metas e ações diárias voltadas a esse propósito.
Outras iniciativas incluem a participação de servidoras em curso no Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o funcionamento da Ouvidoria; a elaboração da resolução para instituir a política da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); a configuração de um servidor exclusivo para documentos conforme os critérios da LGPD; e o lançamento da Cartilha Contra o Abuso Sexual e Moral, promovendo um ambiente com mais respeito e mais seguro. O departamento também acompanha diariamente os processos protocolados e as aquisições de bens e serviços, além de prestar assessoramento direto à Presidência na implementação de medidas de transparência e eficiência administrativa.
Importante destacar ainda que, nos 100 primeiros dias, a Câmara trabalhou ativamente na implementação de novos itens de transparência no site oficial, em colaboração com os setores de Tecnologia da Informação (TI) e Administração reforçando o compromisso de alcançar o topo do ranking de Câmaras mais transparentes do Paraná.
Diálogo
A Câmara também fortaleceu sua atuação política e o diálogo com a população, por meio da participação dos vereadores em audiências públicas e encontros com a comunidade, como das ruas Luiz Rivabem e da Alcebíades Afonso Guimarães, prestação de contas da Saúde, reuniões com moradores no interior do município
Os vereadores também receberam na Câmara alguns secretários municipais que explicaram as atividades referentes a cada pasta. Já estiveram na Casa a secretária de Cultura, Dorotéa Stoco; a secretária de Planejamento, Inovação e Tecnologia da Informação, Danielle Fedalto; o secretário de Esporte, Cristian Gorski; o secretário de Educação, Bruno Cézar; o secretário de Ordem Pública, João Freita; e o secretário de Desenvolvimento Social e da Mulher, Eliezer Leal.
Os vereadores também receberam a visita do secretário de educação do Paraná, Roni Miranda, tendo como pauta da reunião os avanços e planejamentos para a educação no município. Durante a conversa, o Secretário reforçou a parceria entre a Secretaria de Educação e os parlamentares, além de apresentar algumas das principais ações em andamento.
O presidente da Câmara de Campo Largo, Alexandre Guimarães, avalia como positivos os 100 primeiros dias de trabalho deste mandato, mas destaca que ainda há muito a ser feito. “Queremos deixar a marca de uma Câmara mais transparente e mais próxima do cidadão e iremos trabalhar para isso”, disse.
Estrutura
No aspecto estrutural e operacional, a Câmara passou por diversas melhorias. Foram entregues mobiliários aos gabinetes, padronizadas a identidade visual das salas, trocadas as placas de estacionamento dos vereadores e foi reformada a garagem coberta, com nova pintura e aplicação de tinta emborrachada no piso. Foi realizada também pintura das vagas, aquisição de tags e controles para acesso dos parlamentares, entre outros. A gestão e fiscalização de contratos também passaram por um processo de aperfeiçoamento, assim como a mudança na rotina de limpeza da sede legislativa.
Visitas guiadas
A Câmara já recebeu mais de 150 estudantes de escolas públicas em visitas guiadas — uma iniciativa que busca aproximar os jovens do funcionamento do Poder Legislativo e incentivar a educação política desde cedo. Durante a atividade, os alunos conhecem os vereadores, tiram dúvidas sobre o trabalho parlamentar e vivenciam uma sessão simulada. Nessa experiência, os próprios estudantes assumem o papel de vereadores, utilizam o sistema de votação oficial da Câmara e debatem, na tribuna ou em plenário, projetos de lei relacionados à realidade escolar.
O Plenário da Câmara também recebeu nesses primeiros 100 dias, duas audiências públicas, uma delas apresentando o 3º Quadrimestre da Saúde, com a prestação de contas das ações e investimentos realizados na área, e a outra apresentando o 3º Quadrimestre do Poder Executivo, Poder Legislativo e do Instituto de Aposentadorias e Pensões de Campo Largo (Fapen) mostrando os resultados financeiros e orçamentários de cada entidade.
Por fim, a Câmara sediou a posse dos novos membros do Conselho Tutelar, Shana Zanlorenzi e Pastor André Mariano, e os suplentes Tiago Maister e Nicolle Taner. A cerimônia reuniu autoridades municipais, representantes do legislativo, do executivo e comunidade.