Caminhada em prol da conscientização do autismo aconteceu nesta terça-feira em Campo Largo

por Caio publicado 03/04/2024 11h38, última modificação 03/04/2024 11h38
Escola 1º Centenário realiza caminhada em prol da conscientização do autismo no dia 02 de abril
Caminhada em prol da conscientização do autismo aconteceu nesta terça-feira em Campo Largo

Foto - Comunicação Câmara Municipal de Campo Largo

O dia 02 de abril é o Dia mundial da conscientização do autismo, a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como principal objetivo promover a inclusão das pessoas no espectro autista na sociedade. 

Como forma de trabalhar o tema em nosso município, a Escola 1º Centenário esteve realizando na tarde desta terça-feira (02) uma caminhada com os alunos, professores, familiares e amigos em busca de uma sociedade ainda mais consciente e inclusiva. 

A Escola 1º Centenário foi o ponto de partida da caminhada tendo como destino o Parque Newton Puppi. Chegando ao parque os alunos e professores tiveram um momento de conversa e descontração, além da exposição dos cartazes produzidos em sala de aula durante os dias anteriores. 

A caminhada aconteceu em dois horários distintos, uma na parte da manhã e outra com os estudantes do turno da tarde, em média 703 alunos participaram da atividade. 

A Câmara Municipal de Campo Largo recebeu o convite da Escola para participar da caminhada com os alunos e divulgar a importância de ações como essa para a inclusão dos alunos autistas. O presidente da Casa de Leis, João Carlos Ferreira, esteve participando da caminhada pela manhã, acompanhando a Escola e conversando com os alunos. 

Roselaine Cristine Lachovistz, diretora do Colégio 1º Centenário comentou que a própria escola sentiu a necessidade de envolver todos nesta causa, tanto os alunos quanto a família de cada um. A diretora afirmou também que antes da caminhada os alunos tiveram palestras com pais e filhos autistas, além de profissionais da área.

O projeto já vem sendo desenvolvido há alguns dias onde os professores trabalharam em sala de aula a produção dos cartazes e materiais com cada aluno, fazendo com que todos sejam inseridos nesta ação. 

“O objetivo dessa caminhada é justamente porque aumentou o número de autistas e é muito importante desconstruir o preconceito dentro das escolas. Através do projeto, as crianças autistas participaram da produção dos materiais e se socializaram com os outros alunos”, afirma a professora de Cidadania e Civismo e Projeto de vida, Alessandra Ferreira, que juntamente com as professoras Jaqueline Franqueto do Projeto de vida, Loriane Fabris de Artes e a pedagoga Heloísa Santana juntamente com a equipe diretiva prepararam a dinâmica com dedicação e carinho.


Acompanhe as pautas do Poder Legislativo: No site da Câmara Municipal de Campo Largo você pode conferir alguns dos Projetos de Leis, requerimentos e Indicações solicitadas pelos Parlamentares da Casa tratando-se do TEA (Transtorno do Espectro Autista):

https://encurtador.com.br/ruS59