Vereadores aprovam Diploma de Honra ao Mérito “Odila Portugal Castagnolli” a Giovane Santos
Os vereadores aprovaram por unanimidade na última sessão ordinária (08) o Projeto de Decreto Legislativo nº8 de 2025 que concede o Diploma de Honra ao Mérito “Odila Portugal Castagnolli” ao servidor público e escritor Giovane Santos, reconhecendo sua trajetória e a contribuição para a cultura campo-larguense.
Nascido em Campo Largo em 1º de março de 1987, Giovane é filho de Hecilda Aparecida Carneiro Santos e Amarildo José dos Santos, esposo de Franciele de Castro Abílio e pai de Clarice e Pedro.
Formado em Análise de Sistemas e técnico em informática, atua como servidor público na Câmara de Campo Largo desde 2016. Além de sua atuação profissional, Giovane é escritor, autor do livro “Meu nome é Roberto, entre um cigarro e outro”, e colaborador em diversas antologias literárias.
“A cultura precisa ser valorizada em todos os cantos da cidade, e essa valorização se torna ainda mais significativa quando parte da Câmara Municipal. É fundamental reconhecer não apenas a cultura em si, mas principalmente as pessoas que a difundem além dos limites de Campo Largo, levando o nome da cidade para o Brasil e até para o mundo”, afirmou o vereador e autor do projeto, Sargento Leandro Chrestani.
Honraria
O Diploma “Odila Portugal Castagnolli” foi instituído pela Lei Municipal nº 2497 de 2013 e reconhece os cidadãos que se destacam em qualquer campo de ação da cultura. A entrega oficial do Diploma deverá acontecer no dia 20 de outubro, quando se comemora o Dia do Poeta no Brasil.
Nascida em Campo Largo em 1907, Odila Portugal Castagnolli dedicou sua vida à educação e à literatura. Professora e poetisa, é autora da letra do Hino de Campo Largo, além de ter integrado a Academia Feminina de Letras do Paraná, ocupando a cadeira nº 28, e a Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil. Faleceu em 1999, aos 92 anos, deixando um importante legado histórico-cultural para nossa cidade.