Vereadores aprovam data oficial para celebrar os empreendedores de Campo Largo

por Julia Beatriz Wal publicado 19/11/2025 15h27, última modificação 19/11/2025 15h27
PL tem como objetivo promover ações que beneficiem e valorizem os empreendedores do município
Vereadores aprovam data oficial para celebrar os empreendedores de Campo Largo

Foto: Igor Fabrício

O Projeto de Lei nº83 de 2025 de autoria do vereador Rogério das Tintas foi aprovado em segunda votação na sessão do dia 17 de novembro e institui, oficialmente, o Dia do Empreendedor no calendário de eventos de Campo Largo. A data será celebrada anualmente em 5 de outubro.

Em 5 de outubro de 1999, foi sancionada a Lei nº 9.841, que criou o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, marco legal que facilitou a formalização e o crescimento de pequenos negócios no Brasil.

De acordo com a justificativa do projeto, a iniciativa reconhece o papel fundamental dos empreendedores no desenvolvimento econômico e social do município. Além de prestar homenagem, o projeto busca incentivar o espírito empreendedor em toda a comunidade.

A proposta prevê que, durante a semana comemorativa, possam ser realizadas ações como seminários, oficinas, workshops, estudos e palestras, com o objetivo de promover capacitação, inovação e networking entre empreendedores locais, fortalecendo o ecossistema de negócios da cidade.

Para o vereador Rogério das Tintas, incluir o Dia do Empreendedor no calendário oficial é uma forma de valorizar quem movimenta a economia e gera oportunidades. “A ideia é valorizar o empreendedor. É ele quem coloca a cara para bater, muitas vezes inicia um projeto novo, e, se der certo, ótimo, mas, se não der, é ele quem arca com o prejuízo. Queremos reconhecer esse esforço e a importância do trabalho que os empreendedores realizam na nossa cidade. A proposta é mobilizar os vereadores para promovermos eventos no dia 5 de outubro e envolver os empresários na criação de novas ideias que contribuam para o desenvolvimento do nosso município”, finalizou o vereador. 

O projeto segue para sanção do prefeito municipal.