Projeto de Lei institui o “Maio Furta-Cor” em Campo Largo

por Redação publicado 09/10/2025 11h25, última modificação 09/10/2025 11h21
Mês será dedicado à conscientização, ao cuidado e à promoção da saúde mental materna
Projeto de Lei institui o “Maio Furta-Cor” em Campo Largo

André Gabardo, autor do projeto. Foto: Arquivo CMCL

A Câmara Municipal de Campo Largo aprovou, durante a 29º Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 77/2025, de autoria do vereador André Gabardo, que institui o mês de maio como o “Maio Furta-Cor”, dedicado à conscientização, ao cuidado e à promoção da saúde mental materna no município.

O termo “Furta-Cor” foi escolhido por representar a diversidade e as múltiplas facetas da maternidade, simbolizando a importância de oferecer atenção e apoio contínuos à saúde mental das mulheres da gestação ao pós-parto.

Entre os objetivos da iniciativa estão:

  • sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental das mães;

  • combater o estigma e o preconceito em torno dos transtornos mentais maternos;

  • promover políticas públicas de suporte integral e multidisciplinar;

  • incentivar o autocuidado e a busca por ajuda profissional.

Segundo a proposta, durante o “Maio Furta-Cor”, poderão ser realizadas palestras, campanhas educativas, capacitações, eventos culturais e ações de acolhimento voltadas às gestantes, mães e famílias, além da iluminação de prédios públicos com as cores da campanha.

O Poder Executivo poderá apoiar e promover as atividades relacionadas à temática, em parceria com entidades da sociedade civil e instituições que atuam nas áreas de saúde, educação e assistência social. O projeto de lei segue para sanção ou veto do prefeito. Você pode ler a proposta na íntegra AQUI.