Plano das APAs pode mudar regras para moradores e produtores rurais. Vereadores de Campo Largo acompanham oficinas

por Julia Beatriz Wal publicado 18/07/2025 14h50, última modificação 21/07/2025 10h37
Encontros discutiram como as áreas protegidas dos rios Verde e Passaúna devem ser conservadas e as atividades permitidas nas vizinhanças.
Plano das APAs pode mudar regras para moradores e produtores rurais. Vereadores de Campo Largo acompanham oficinas

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Nos dias 16 e 17 de julho, vereadores e assessores parlamentares da Câmara de Campo Largo participaram das oficinas do Plano de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Passaúna e do Rio Verde. As oficinas fazem parte da construção do documento que vai orientar o uso, a conservação e a fiscalização das áreas protegidas. 

Como o plano de manejo é um documento que trata de atividades permitidas e proibidas nas vizinhanças de APAs, ele impactará diretamente o distrito da Ferraria e uma população de aproximadamente 35 mil pessoas do município de Campo Largo. Os encontros aconteceram em Araucária e foram organizados pela Sanepar, Instituto Água e Terra (IAT), Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e Ecolibra.

“O Plano de Manejo vai impactar diretamente a vida de muitas famílias. Nosso papel é estar presente, fiscalizar e garantir que a população também seja considerada nesse processo. É assim que construímos uma cidade que cresce com responsabilidade”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Alexandre Guimarães.

Também estiveram nas oficinas os vereadores Rafael Freitas, Sensei Clóvis, Polaco Preto, Victor Bini, e a assessoria do vereador Genésio da Vital. 

Vereadores acompanham as discussões sobre as APAs

Impacto na agricultura

Antes das oficinas, no dia 14 de julho, o presidente da Câmara e a Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (composta pelos vereadores Polaco Preto, Victor Bini e Genésio da Vital) também promoveram uma reunião com os secretários municipais Bohdan Metchko Filho (Agricultura e Pecuária) e Pedro Parolin Teixeira (Desenvolvimento Econômico e Turismo). O encontro teve como objetivo alinhar informações sobre o Plano de Manejo e discutir a importância da participação do Legislativo nesse processo.

“A Câmara seguirá acompanhando os próximos passos da elaboração do plano, contribuindo com sugestões e representando os interesses da população campo-larguense”, concluiu o presidente Alexandre Guimarães.