Palestra sobre o autismo é realizada no Plenário da CMCL

por Júlia Beatriz | Revisão: Caio Taner — publicado 07/03/2024 08h37, última modificação 07/03/2024 08h37
Deputada Estadual Flávia Francischini faz palestra para mães de crianças autistas no Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo
Palestra sobre o autismo é realizada no Plenário da CMCL

Foto - Comunicação Câmara Municipal de Campo Largo

Nesta quarta-feira (06) o Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo recebeu a presença da Deputada Estadual Flávia Francischini para a realização de palestra com o seguinte tema: “Acordei mãe de uma criança autista, e agora?”. 

Flávia iniciou a palestra com um bate-papo com a população contando a sua história profissional e pessoal, inclusive como ela e a sua família descobriram o diagnóstico do autismo em seu segundo filho, Bernardo. 

A palestra teve como principal finalidade conversar com as mães de crianças autistas, saber como identificar os principais sintomas, e quais leis já existem para defender a inclusão das crianças com o espectro autista. 

Flávia comentou que o principal motivo para estar realizando essa palestra em Campo Largo e também em outros municípios é para dar voz a muitas pessoas que necessitam e que não tem essa oportunidade, para debater um assunto tão importante e necessário. 

Autismo: O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode afetar a maneira como a pessoa se comunica, se comporta, interage com os outros e enxerga o mundo ao seu redor. 

A palestrante: Flávia Francischini é advogada e ex-policial federal, com a chegada do segundo filho e seu diagnóstico, aliado ao convívio constante com as comunidades locais e suas demandas, Flávia sentiu a necessidade de representá-las, sendo a voz dessas pessoas na Câmara de Vereadores.

Flávia fundou o Instituto "Fazer o Bem Sem Olhar a Quem", que atende e orienta famílias carentes para terem acesso ao diagnóstico e orientações sobre o autismo. Em 2022 foi eleita Deputada Estadual no Paraná pelo União Brasil, onde ocupa a função de Presidente do União Mulher. 


Presentes: O evento contou com a presença do Vereador e Presidente da Casa de Leis João Carlos Ferreira, a primeira dama do município Alaina Baroni Rivabem, Secretário de Desenvolvimento Social Eliezer Leal, diretor-geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Ari José Stroparo e demais autoridades. Também se fez presente a imprensa local, a população campolarguense, e principalmente muitas mães de crianças autistas do nosso município. 

Transmissão pelos meios de comunicação oficiais: A CMCL realizou a transmissão ao vivo do evento e a população pode conferir a gravação através do link:

https://www.youtube.com/watch?v=p1EXMBFXc7o