Câmara Municipal de Campo Largo realiza cerimônia de entrega de honrarias

por Júlia Beatriz | Revisão: Caio Taner — publicado 23/11/2023 14h38, última modificação 23/11/2023 14h38
Homenageados recebem moção de aplausos e título de honra ao mérito nesta quarta-feira (22) no Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo.
Câmara Municipal de Campo Largo realiza cerimônia de entrega de honrarias

Foto - Fotopar Campo Largo

Na última quarta-feira (22) o Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo realizou a entrega de 32 honrarias, estando incluso moções de aplausos para: sargento Adeval Lopes, Adilson Pereira, Áureo Baika, Cinthia Cristiane, Danieli Cristina, Rita do Rocio, Suelen Moraes, Valdirene Sidoski, Adilson de Sales, Empresa Enerbras, Grupo Germer Porcelanas, Pedro Pioto, Porcelanas Schmidt, Empresa Procopio, Regina Célia, Grupo Zanlorenzi, Claudete Slompo, Maria de Fátima, FEMOCLAM, Luiz Carlos Almendanha, Associação Reviver, Rodrigo Augusto, Thiago Buccini, sargento Ribeiro, soldado Varrasquim, Divonzir Maneira, Diego Starke, Luiz Antonio Elias, Bruna Francieli Pinheiro e Evelyn Passos. O evento também entregou 2 títulos de honra ao mérito para a Associação Erceana Campolarguense e para o Instituto Maestro Théo de Petrus. 

A Moção de aplauso e o título de honra ao mérito são honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Campo Largo, solicitadas pelos Parlamentares da Casa para homenagear cidadãos e cidadãs que através do seu trabalho e esforço diário fizeram contribuições significativas para o município de Campo Largo. 

Segue abaixo o breve relato de cada homenageado na noite desta quarta-feira (22):

ASSOCIAÇÃO ERCEANA CAMPOLARGUENSE: A entidade surgiu do movimento de um grupo de senhoras da sociedade, preocupadas em criar uma escola que ofertasse programas especiais as crianças, jovens e adultos que não eram atendidos no ensino regular devido às deficiências que apresentavam. A Associação é uma pessoa jurídica de direito privado, de caráter associativo, sem fins lucrativos e de natureza filantrópica que tem por principal fim proporcionar recursos financeiros à educação, assistência médica, atendimento clínico especializado e social às pessoas carentes com necessidades educacionais especiais e acompanhamento e apoio às suas famílias. Anualmente em média 160 famílias são beneficiadas de forma direta com o trabalho desenvolvido pela entidade no município de Campo Largo. 

INSTITUTO MAESTRO THÉO DE PETRUS: A expansão do Instituto Maestro Théo de Petrus se deu por volta dos anos 2000 onde se afirmou como uma ONG cristã, com cunho social, desempenhando seu trabalho através do esporte, da educação, da capacitação profissional e principalmente da cultura. Uma das atividades desenvolvidas é o coral infanto juvenil dos canarinhos de Campo Largo que tem como finalidade louvar a Deus através da música, exercendo assim o papel social, pois contribui para a formação cidadã  de cada membro participante. A Instituição é presidida e dirigida por Johnatan Théo, filho do Maestro Théo, fundador da instituição, e as atividades se mantêm através de filantropos e ajudas financeiras esporádicas, ações para arrecadações e de profissionais voluntários.

EVELYN PASSOS: Desde criança desenvolve seu lado artístico fazendo mosaico, pintura, escultura em madeira, desenho em grafite e outras obras artísticas. Seu trabalho já foi reconhecido por diversas escolas e jornais que a homenagearam por conta do trabalho prestado a comunidade, pintura de muros e entrada das escolas municipais e dos centros municipais de educação infantil, além da manutenção do chafariz da Praça do Sagrada Família e a participação e organização de diversas exposições, eventos e cursos. Muitos dos serviços prestados por Evelyn são voluntários, ações realizadas com todo carinho, cuidado e educação. 

ADILSON DE SALES: Cabo do Corpo de Bombeiro em Campo Largo, tem sua vida dedicada a salvar outras vidas e proteger a comunidade, com habilidades técnicas e coragem demonstrando compromisso com o serviço público, inspirando outros membros da corporação e contribuindo para a segurança e bem-estar da população.

PEDRO PIOTO: Desde muito novo iniciou as atividades agrícolas, em 1952 serviu o exército no 20º regime de infantaria, começou seu primeiro emprego formal na cerâmica brasileira limitada, trabalhou na fábrica da Steatita e na Indústria Cerâmica do Paraná, também conhecida como INCEPA. Por muitos anos empreendeu na cidade, com um bar e com o mercado e loja Boaron. 

REGINA CÉLIA: Atuou como professora e diretora de escolas municipais por 41 anos, sempre atuando em prol das crianças com paixão e zelo pela educação. Contribuiu de forma ativa para o desenvolvimento da comunidade do entorno do estabelecimento escolar, sempre presente em movimentos sociais da comunidade, auxiliando pessoas carentes, e organizando campanhas de arrecadação para a comunidade em geral.

EMPRESA PROCÓPIO: Apresenta contribuições significativas para o município no setor de embalagens industriais, tecidos técnicos, lona de polietileno e tecidos para avicultura e suinocultura, além de contribuições através do fornecimento de empregos de qualidade, investimentos em inovação e sustentabilidade, apoio a projetos sociais ou culturais, além de demonstrar compromisso exemplar com a excelência e a ética nos negócios e por ter forte compromisso com a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento da região. 

GRUPO ZANLORENZI: Com uma história de tradição e sucesso, o Grupo Zanlorenzi completa 81 anos de trajetória que a consolida como uma das maiores indústrias de bebidas do país. Atualmente é fabricante de vinhos, espumantes, sucos, chás e água de coco, possui 8 marcas e mais de 50 rótulos. Tem sido uma força impulsionadora na geração de empregos e no apoio ao crescimento do município.  

EMPRESA PORCELANAS SCHMIDT: A história da Porcelana Schmidt está emparelhada com o desenvolvimento da porcelana fina no Brasil. São 78 anos de tradição através da linha de produtos para a casa, com a produção de porcelanas de alta qualidade, a empresa gera emprego e promove o crescimento econômico no município.

EMPRESA ENERBRAS: Está entre as indústrias líderes no segmento de materiais elétricos do Brasil, promovem o desenvolvimento sustentável e contribuem para o avanço da energia renovável, além de gerar emprego e promover o crescimento econômico no município e promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

GERMER PORCELANAS: Empresa com 70 anos de tradição e realização, ao longo dos anos consolidou sua reputação como uma das principais fabricantes de porcelanas do Brasil. Germer Porcelanas sempre esteve comprometida com a sustentabilidade e responsabilidade social, a empresa tem sido uma força impulsionadora na criação de empregos e no apoio a programas sociais.

RODRIGO AUGUSTO: Residente no município de Campo Largo há mais de 20 anos, atualmente ocupa o cargo de agente policial judiciário na delegacia da Fazenda Rio Grande, setor de homicídios e narcotráfico. Suas competências e compromisso são evidenciadas por suas experiências em setores críticos como Crimes Contra a Vida, - Homicídios e o Setor Patrimonial de Furtos e Roubos.  Sua trajetória também inclui investigações em áreas especializadas, como a Delegacia Especializada de Combate aos Furtos e Roubos de Cargas, onde combateu ativamente o crime organizado, em especial o Primeiro Comando da Capital.

THIAGO BUCCINI: Agente da polícia judiciária, durante a sua carreira, tem demonstrado compromisso, dedicação e excelência nas suas atuações, especialmente na identificação e documentação de casos de possíveis perigos de segurança. Além disso, teve relevante atuação em diversas instituições e operações de segurança, tais como a delegacia do consumidor em Curitiba, onde atuou em investigações sobre a fabricação e distribuição de álcool em gel em plena crise epidemiológica de covid-19, e a participação na operação Ágata na cidade de Foz do Iguaçu-PR.

ASSOCIAÇÃO REVIVER: Em virtude do trabalho realizado durante os 28 anos no município de Campo Largo, pelos quais vem ajudando muitas pessoas dependentes químicos e alcoólatras, orientando jovens para que não se envolvam com as drogas, e ajudando aqueles que já são dependentes químicos através do tratamento mais adequado e para uma recuperação mais digna.

CLAUDETE SLOMPO: Coordenadora  da Associação de Deficientes Físicos de Campo Largo, responsável por receber as pessoas que procuram ajuda, administra todas as funções exigidas pela instituição, direciona pessoas para a inclusão social e trabalho digno, organiza eventos para arrecadação de fundos para a instituição e além disso organiza o empréstimo de cadeiras de rodas, camas hospitalares, andadores, muletas e produtos de saúde.

MARIA DE FÁTIMA: Também conhecida pelos seus alunos como tia Fátima, em 2004 começou a trabalhar como professora no Colégio Estadual Constantino Marochi, aposentando-se no ano de 2014/2015, retornou ao PSS em 2018 no Colégio João Ferreira Kuster. Sempre atuando na sua profissão com dedicação, amor pela educação e pensando no bem-estar dos alunos. 

LUIZ CARLOS ALMENDANHA: Como forma de reconhecimento aos trabalhos voluntários prestados pelo Sr. Luiz Carlos Almendanha em favor da população campolarguense na UBS do bairro Cercadinho. Morador há 4 anos, faz a abertura do portão principal de acesso da UBS às 06h da manhã, para que a população que chega para atendimento pela manhã possa se abrigar embaixo do toldo interno e aguardar o início do atendimento pelos funcionários da unidade de saúde. Por conta do vandalismo o portão da UBS é trancado após o expediente e sem ter quem faça a abertura dos portões no dia seguinte, Luiz ficou responsável por tal atitude.

FEMOCLAM: A Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e região metropolitana é homenageada pela passagem dos seus 37 anos de atividades e dos serviços prestados em prol do terceiro setor. A Federação  além de promover e contribuir para a formação e o desenvolvimento da vida comunitária dos moradores, luta por políticas habitacionais consistentes, por políticas salariais mais justas, por qualidade de vida e justiça social.

ADEVAL LOPES: Terceiro sargento o qual trabalha no 7º grupamento de bombeiros em Campo Largo. Formado em tecnólogo em gestão pública, pós-graduado em gestão pública e pós-graduado em defesa civil. Sua atuação profissional começou em 1997 quando ingressou na polícia militar do Paraná como bombeiro militar, e hoje exerce a função de fiscal de contrato das licitações de alimentação e controle e execução das licitações anuais adjunto do almoxarifado, logísticas e manutenção de viaturas, inventário e patrimônios do corpo de bombeiro de Campo Largo.

ADILSON PEREIRA: Subtenente que trabalhou no 7º grupamento de bombeiros em Campo Largo. Ingressou na polícia militar no ano de 1982, sua atuação profissional em Campo Largo começou em 1983. No ano de 1985 se formou guarda vidas, em 1988 passou no curso de formação de cabos, graduando corpo de bombeiros, em 1993 cursou enfermagem, em 2002 passou no curso de formação de sargentos, formou-se no curso de combate a incêndio, de socorrista, busca e salvamento, primeiros socorros, defesa civil e em 2014 foi promovido subtenente bombeiro militar. sempre dedicado aos seus trabalhos e grande incentivador de programas que atende crianças, adolescentes e seus familiares. 

AUREO BAIKA: Dedicou a sua mocidade e principalmente a velhice a cantar os amores e desamores do distrito de Bateias. Ingressou na empresa Águas Ouro Fino em 1971 onde permaneceu por 32 anos e 6 meses, conquistando a sua aposentadoria. Áureo Baika é também conhecido como um construtor de raízes, por se empenhar a registrar e cantar os acontecimentos e lembranças de Campo Largo, com a sua poesia e força de vontade possibilitou a preservação de muitas raízes do povo de Bateias. 

CINTHIA CRISTIANE: Iniciou o magistério com 14 anos, em seguida pedagogia e em seguida psicopedagogia institucional e clínica. Na rede particular  trabalhou na Escola Luterana Bom Pastor, no Colégio Marista e no Colégio Nova Geração. Em 2017 se mudou para Campo Largo e iniciou a sua própria escola em 2019, até hoje já atendeu 300 famílias, onde as crianças aprendem através de oficinas, brincadeiras, jogos, dança e música. Em 2023 criou o centro recreativo essencial para atender crianças de outras escolas em horário inverso. A junção das duas escolas desenvolve um papel importante na sociedade através de projetos sociais.

DANIELI CRISTINA: Iniciou sua carreira profissional como professora na Escola Pública Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi, foi coordenadora do projeto formando cidadão, professora no bombeiro mirim e no CIME. Atualmente é diretora auxiliar no centro municipal de educação infantil Colibri.  Sempre presente nos movimentos sociais da comunidade, auxiliando pessoas carentes e organizando campanhas para a comunidade em geral.  

RITA DO ROCIO: Formada em pedagogia, pós graduada em gestão escolar, gerenciamento do ambiente escolar, supervisão e orientação, educação especial inclusiva, altas habilidades e superdotação, iniciou os seus trabalhos na escola rural São Júlio na comunidade do Retirinho - Bateias em 1987. Diretora por 2 mandatos, sempre zelou e se dedicou para a melhoria da qualidade da educação, realizou projetos na área da saúde,  na área ambiental, social, entre outros.

SUELEN MORAES: Gestora, biomédica, microbiologista e professora, sempre em busca de atender de forma técnica profissional e humana o povo campolarguense. Hoje atua como gestora do laboratório BIOLAG, consultora em organizações e palestrante de modo a contribuir para a melhoria no desempenho organizacional e profissional. É professora de pós-graduação na Universidade Positivo e professora em análises clínicas da faculdade Unise em Campo Largo. Atua no podcast biosaúde trazendo convidados relevantes com informações, instruções e projetos que contribui para a saúde do município.

VALDIRENE SIDOSKI: Agente de saúde, dedicou a sua vida à área da saúde por 34 anos, fomentou a ligação entre a UBS de Bateias com as escolas, levando a informação e uma política pública de prevenção de doenças ao povo. Participou das primeiras campanhas de vacinação contra a poliomielite em Bateias, organizou as principais campanhas de vacinação, estendendo seu impacto para outros distritos, como São Silvestre e Três Córregos.

SARGENTO RIBEIRO: Assumiu o posto de comandante do destacamento Ferraria em 2020 e desde então contribuiu de forma significativa para o baixo índice de ocorrências com gravidade e para o balanço positivo das ações operacionais no bairro.

SOLDADO VARRASQUIM: Servidor da polícia militar do paraná, além de trabalhar com atendimentos de ocorrências rotineiras, também é conhecido pelas suas ações heroicas em nosso município, e também por salvar a vida de algumas crianças afogadas com leite materno. 

DIVONZIR MANEIRA E DIEGO STARKE: Lotados na 3º cia do 17º batalhão da polícia militar, desenvolvendo trabalho de combate a criminalidade na cidade de Campo Largo. Além do atendimento de ocorrências, os militares demonstraram proatividade no combate ao tráfico de drogas, em que apreenderam grande número de entorpecentes, retirados de organizações criminosas responsáveis pelo flagelo social que alimenta a violência. 

LUIZ ANTONIO: Servidor da polícia militar do Paraná, salvou a vida de uma criança prestes a se afogar no município de Pontal do Paraná, Balneário de Ipanema, revelando assim a sua proatividade, interesse e força de vontade no cumprimento das missões inerentes ao serviço, inclusive em horário de folga.

BRUNA FRANCIELY PINHEIRO: Professora da Escola Municipal Dona Fina na Ferraria foi vencedora da ação INOVALEP - ler e pensar da Gazeta do Povo com um projeto onde apresentava uma série de ações a serem realizadas dentro e fora da escola. Entre os seus projetos já propôs a realização de um quiz sobre as leis de proteção animal, elaboração de panfleto informativo distribuído no bairro sobre o tema, produção de vídeo educativo pelos alunos, e campanha de arrecadação de tampinhas de garrafa pet e de ração em prol de uma ONG de proteção animal.  


Fotopar Campo Largo

 

A Sessão Solene na Câmara Municipal de Campo Largo, reuniu os familiares, amigos e colegas de trabalho dos homenageados, secretários municipais, incluindo a Secretária da Educação Sra Dorotea Aparecida Merchiori Stoco, o Presidente da Câmara Municipal de Campo Largo João Carlos Ferreira, o Prefeito da cidade de Campo Largo Mauricio Rivabem, a Vereadora Cléa Oliveira, o Vereador Alexandre Guimarães, Vereador Marcio Beraldo, Vereador sargento Leandro Chrestani, vereador Pedrinho Barausse, vereador Germaninho, vereador André Gabardo, vereador João Freita, e demais autoridades para presenciar a entrega dos títulos de honra ao mérito e títulos de moções de aplausos.

 

Para conferir a cerimônia, clique no link abaixo e confira através dos canais de comunicação oficiais da Câmara Municipal de Campo Largo. 

https://www.facebook.com/cmcampolargo/posts/754349670065527?mibextid=YxdKMJ