Aprovada em primeira votação a criação da comissão permanente voltada ao Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo

por Julia Beatriz Wal publicado 10/04/2025 13h23, última modificação 10/04/2025 13h23
Proposta amplia atuação do Legislativo em áreas estratégicas para o crescimento de Campo Largo, como empreendedorismo, geração de empregos e valorização do turismo local.
Aprovada em primeira votação a criação da comissão permanente voltada ao Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo

Foto ilustrativa: Freepik

Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (07), os vereadores aprovaram o projeto de resolução nº 4 de 2025 que cria a Comissão Permanente de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo. A proposta busca fortalecer o papel do Legislativo no incentivo à economia local, à geração de emprego e renda e à promoção do turismo no município.

Atualmente, a Câmara conta com oito comissões permanentes que atuam em diferentes áreas da vida pública municipal. Com a aprovação dessa nova comissão, a Casa Legislativa amplia sua atuação para acompanhar mais de perto políticas, discussões e ações voltadas à indústria, comércio, prestação de serviços, além de iniciativas de inovação e desenvolvimento turístico em Campo Largo.

A nova comissão terá competência para emitir pareceres e acompanhar proposições relacionadas às atividades econômicas do município, promover debates e incentivar projetos que impulsionam o empreendedorismo e o turismo local. A proposta visa também colaborar diretamente com o Executivo Municipal na formulação e execução de políticas públicas que estimulem o crescimento sustentável de Campo Largo.

A criação da nova comissão também acompanha iniciativas recentes da administração pública municipal, como a estruturação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, prevista na Lei nº 3.822/2024, e a instituição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo (COMUDE), criado pela Lei nº 3.802/2024.

Essas medidas reforçam o compromisso da cidade com a qualificação da mão de obra, o apoio a micro e pequenas empresas, a captação de investimentos e a promoção do turismo como ferramenta de geração de renda e de projeção do município.

Dados recentes do Ministério do Turismo, por exemplo, mostram que o Paraná recebeu, em janeiro de 2025, mais de 206 mil turistas internacionais, o melhor resultado desde o início da série histórica, em 1990. Campo Largo quer fazer parte desse movimento, ampliando sua visibilidade e potencializando o setor turístico como vetor de desenvolvimento.

Comissões existentes na casa de leis

Com a nova composição, a Câmara de Campo Largo passará a contar com nove comissões permanentes, sendo elas:

  1. Comissão de Justiça e Redação

  2. Comissão de Finanças e Orçamento

  3. Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social

  4. Comissão de Obras e Serviços Públicos

  5. Comissão de Meio Ambiente

  6. Comissão de Ética e Assuntos Especiais

  7. Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias

  8. Comissão de Esporte e Lazer

  9. Comissão de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo (em fase de aprovação final)

A matéria segue agora para segunda votação em plenário e, então, será encaminhada para sanção ou veto do prefeito municipal. Caso aprovada, a nova comissão passará a integrar oficialmente o Regimento Interno da Câmara.