Formatura da 4º turma da Guarda Municipal é realizada no Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo

por Caio publicado 01/12/2023 17h16, última modificação 01/12/2023 17h16
12 guardas municipais se formaram nesta quinta-feira no Plenário da Casa de Leis
Formatura da 4º turma da Guarda Municipal é realizada no Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo

Foto - Fotopar Campo Largo

Nesta quinta-feira (30) o plenário da Câmara Municipal de Campo Largo recebeu  os 12 formandos da Guarda Municipal para a cerimônia de entrega de certificados e conclusão da turma de 2023 do Curso de Formação Técnico Profissional de Guardas Municipais (CFTPGM), do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Guarda Municipal de Araucária. O evento deu início às 19 horas e 30 minutos e contou com a presença do Vereador sargento Leandro Chrestani, do Vereador João Freita e do Vereador Genésio da Vital, representando o Poder Legislativo.

Além disso, a presença do prefeito de Campo Largo Mauricio Rivabem, do secretário municipal de desenvolvimento social Eliezer Leal, do secretário municipal de ordem pública Samir Moussa, o comandante da Guarda Municipal Marcos Roberto Leitão, o diretor geral da secretaria de segurança de Araucária Cleverson Padilha, GM Elias Almeida, Secretário Executivo do COIN (Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais),  o secretário municipal de comunicação social e tecnologia da informação da Prefeitura de Campo Largo, Flávio Barszcz, o prefeito de Balsa Nova Marcos Zanetti, o Superintendente da Polícia Civil do estado do Paraná Elizeu Santana, representante da Depen, agente Dasilva,  todo efetivo da Guarda Municipal de Campo Largo, representantes das demais guardas municipais da região metropolitana,  representantes do corpo de bombeiro e demais autoridades. 

O evento reuniu os familiares dos formandos que puderam presenciar esse momento tão importante para o município. Os novos integrantes da Guarda Municipal se prepararam durante 8 meses deste ano. Ao todo foram 1146 horas de aula, onde os guardas puderam aprender na teoria e na prática sobre armamento e tiro, defesa pessoal, abordagem, condução de viaturas, condução de motocicletas viaturas, primeiros socorros em situações de combate, direito penal, meio ambiente, defesa civil entre outros. Os alunos foram formados em boa parte no município de Araucária e passaram pela formação de mais de 50 instrutores. A formação realizada em parceria com outro município faz parte do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da R.M.C (COIN). 

A Guarda Municipal exerce um papel crucial para o bem estar da população campo-larguense.  Assumem o papel fundamental como órgão integrante da segurança pública, combatem e realizam a prevenção de delitos, agem em colaboração com os demais órgãos de segurança. Realizam ações voltadas à educação, segurança e fiscalização de trânsito, além do atendimento a todas as demandas emergências, tais como: Defesa Civil, Proteção às vítimas de violência doméstica, “Lei maria da Penha”, apoio em eventos públicos, atuação social e comunitária, mediação de conflitos, proteção do patrimônio público, além de exercer a proximidade com a comunidade. Sendo assim, a Guarda Municipal não contribui apenas para a segurança física, mas também desempenha um papel importante e significativo na construção de uma comunidade mais segura e resiliente. 

 



Informações:
GM Messias - Subcomandante da Guarda Municipal


SERVIÇO:

GUARDA MUNICIPAL DE CAMPO LARGO 

Horário de atendimento: 24 horas

*Aberto todos os dias da semana*