Educação e inovação: comitiva portuguesa visita Câmara de Vereadores

por Julia Beatriz Wal publicado 19/11/2025 17h55, última modificação 19/11/2025 18h04
Comitiva portuguesa e IFPR discutem internacionalização, intercâmbio de estudantes e cooperação técnica durante visita à Casa de Leis.
Educação e inovação: comitiva portuguesa visita Câmara de Vereadores

Foto: Maykon Brantes

A Câmara de Campo Largo recebeu, nesta quarta-feira (19), a visita de uma delegação portuguesa vinculada ao Instituto Politécnico de Santarém (IP Santarém) com a presença de integrantes de diferentes institutos portugueses das áreas de empreendedorismo, tecnologia e gestão. A comitiva esteve no município acompanhada por representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), como parte das tratativas para futuras parcerias internacionais na área da educação.

A visita integra um movimento de aproximação entre o IFPR e instituições de ensino de Portugal, com o objetivo de firmar convênios que permitam a internacionalização acadêmica. A proposta é possibilitar que estudantes do campus Campo Largo tenham acesso a programas de intercâmbio em centros politécnicos portugueses, além de trazer estudantes e professores de Portugal para experiências de formação no município.

Os vereadores receberam a delegação na Casa de Leis e acompanharam toda a programação do dia, reforçando o papel institucional da Câmara em recepcionar autoridades e promover a integração entre as instituições envolvidas. A comitiva também visitou empresas locais, como a Incepa e a Schmidt, além do próprio campus do IFPR em Campo Largo.

Na Câmara, a delegação foi recebida pelos vereadores André Gabardo, Rogério da Viação, Rogério das Tintas, Polaco Preto, Tomazina, Gustavo Torres, Athos Martinez, Rafael Freitas e Sensei Clóvis e pelo presidente da Câmara, Alexandre Guimarães.

A visita contou ainda com a participação da vice-prefeita, Chrystiane Chemin, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Parolin, e do deputado federal Luiz Nishimori. Nishimori foi responsável pelo requerimento que resultou na realização de uma audiência pública na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, em Brasília, reunindo autoridades e representantes do setor cerâmico de Campo Largo. A audiência discutiu a importância econômica, histórica e cultural da cerâmica local e reforçou a defesa para que o município receba o título de Capital Nacional da Louça.

Participaram da visita representantes do IFPR e das instituições portuguesas, incluindo:

Pelo IFPR – Reitoria:

Daniel Bussolaro – Diretor de Relações Internacionais

- Ana Lucia Muritiba – Técnica em Assuntos Educacionais

Delegação Portuguesa:

Instituto Politécnico de Santarém (IP Santarém)

- João Samartinho – Pro-presidente e Coordenador do Empreendedorismo

- Rogério Palmeiro – Coordenador do Gabinete de Empreendedorismo, Empregabilidade

Instituto Politécnico de Portalegre (IP Portalegre)

- Artur Romão – Pro-presidente e Coordenador do Empreendedorismo

Instituto Politécnico de Beja (IP Beja)

- Fernando Teixeira – Professor responsável pelo Empreendedorismo

IFPR – Campus Campo Largo:

- Gismar Schilive de Souza – Diretor-Geral
- Cristiane Milliorin – Chefe de Gabinete

IFPR – Campus Curitiba:

- Odacir Antonio Zanatta – Professor e membro RIAL