Câmara Municipal de Campo Largo realiza entrega de Honrarias nesta quarta-feira (25) no Auditório Alberto Klemes

por Por Júlia Beatriz | Revisão: Caio Taner — publicado 26/10/2023 15h45, última modificação 26/10/2023 15h45
Entrega de Título de Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito foram entregues nesta quarta-feira (25) pela Câmara Municipal de Campo Largo.
Câmara Municipal de Campo Largo realiza entrega de Honrarias nesta quarta-feira (25) no Auditório Alberto Klemes

Foto - Fotopar Campo Largo

Na última quarta-feira (25) o Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo recebeu os homenageados Dorotea Aparecida Merchiori Stoco, Pedro Mosko, Olívio Tomaz de Miranda, Paulo Eduardo Lima Martins, Roni Miranda e Rosalina Custódio Pacheco para a entrega de Título de cidadã benemérita e títulos de cidadão honorário de Campo Largo. 

O título de cidadão honorário é uma honraria concedida por uma cidade para aquelas pessoas que não são naturais daquela área mas fez contribuições significativas para a comunidade e que é alguém reconhecido e digno para receber o título. A homenagem é também uma forma simbólica de gratidão e reconhecimento por todos os serviços prestados em benefício da comunidade. Já o título de cidadão benemérito é concedido a alguém que faz parte da comunidade e se destaca por suas ações e serviços prestados durante determinado período de tempo. 

Rosalina Custódio Pacheco recebeu o Título de cidadã benemérita, já os demais homenageados, Dorotea, Pedro, Olívio, Paulo e Roni receberam o título de cidadão honorário de Campo Largo. 

Dorotea Aparecida Merchiori Stoco é voluntária em vários setores do Santuário do Senhor Bom Jesus: catequista, equipe de liturgia, CAEP e CPP. Na vida educacional atuou como professora, coordenadora pedagógica dos anos iniciais, diretora da escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi, diretora auxiliar do Colégio Estadual Júlio Nerone, prestou serviços na Secretaria Municipal como supervisora administrativa, e depois como secretária municipal. Foi diretora da Escola Municipal Mauro Portugal e do Colégio Estadual Albina Novak Muginoski (CAIC). Depois foi professora das matérias específicas e coordenadora do curso de Formação de Docentes. Exerceu funções de Tutoria e ministra palestras relacionadas a família x escola. Atualmente em atividade como Secretária Municipal de Educação.

Pedro Mosko ao longo de sua trajetória na cidade de Campo Largo se formou nas graduações de Engenharia Civil, física e matemática. Além de ter cursado por algum tempo as graduações de enfermagem, medicina, engenharia elétrica e engenharia química. Começou sua carreira profissional nas tradicionais empresas de porcelana da nossa cidade, Schmidt e Germer. Em 1975 ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Estado do Paraná em que serviu pelo período de três anos. Em 1988 iniciou sua carreira de educador, ministrou aulas em diversos Colégios Estaduais do município de Campo Largo e Balsa Nova, além de alguns Colégios particulares da nossa cidade e também de Curitiba. 

Em meados de de 1990, Pedro Mosko trabalhou também como Agente de Coleta Municipal no censo realizado em Campo Largo. Iniciou a sua trajetória na política em 1996, sendo eleito Vereador na cidade de Campo Largo com 1.060 votos em que legislou pelo período de 1997 a 2000. Na gestão do prefeito Marcelo Puppi ocupou o cargo de Conselheiro da COCEL. Ainda ocupou o cargo de Diretor do Departamento de Urbanismo do nosso município e ainda exerceu as funções de Diretor de Departamento na Secretaria de Viação e Obras.

Olivio Tomaz de Miranda começou em 1974 a trabalhar como produtor rural, passou em um concurso público após algum tempo de estudos e dedicação, iniciou a trabalhar na Secretaria Municipal de Obras Viárias com a função de operador de máquinas em 1995. 

Paulo Eduardo Lima Martins é jornalista, exerceu a atividade de comentarista do programa SBT Paraná da Rede Massa de Curitiba, afiliada ao SBT. Em  2014 concorreu a sua primeira eleição para Deputado Federal pelo Estado do Paraná, obtendo 63.970 votos, não foi eleito, ficando como suplente pelo seu partido, situação a qual o levou a assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados no ano de 2016. Em 2018, concorreu às eleições novamente, foi eleito Deputado Federal com 118.754 votos. Em 2019 tornou-se líder de bancada, e Presidente do PSC no Paraná. Em 2021 estreitou laços com a cidade de Campo Largo, disponibilizando ao município emendas parlamentares aplicadas em secretarias da saúde, segurança, esporte, educação, cultura, viação e obras, as quais estão sendo utilizadas para benefício da população. 

Roni Miranda iniciou seus primeiros passos na docência em 2005 atuando como professor da rede estadual contratado via Processo Seletivo Simplificado (PSS). Em 2007, aprovado em concurso público assumiu o cargo de professor de história no Colégio Estadual Djalma Marinho, também em Campo Largo. 2011 foi eleito diretor da instituição. Em 2019 a convite do secretário Renato Feder, Roni foi nomeado chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP) da secretaria. 

Rosalina Custódio Pacheco ainda muito nova começou trabalhar em várias casas de família, por um período trabalhou para a tradicional família campolarguense Kuster. Iniciou os estudos na extinta Escola do Prado, e teve a conclusão do segundo grau na Escola Estadual Centenário. Finalizando o segundo grau, prestou concurso público para o cargo de agente de conservação no Tribunal de Justiça do Paraná. Nesta mesma época foi lotada para trabalhar na cidade de Campo Largo, onde começou sua carreira junto ao Poder Judiciário. Em 1988 prestou novo concurso público para o cargo de auxiliar de cartório, junto à Vara Criminal nesta cidade, onde trabalhou por muitos anos. Em meados de 2005 foi contemplada com a promoção de Técnica de Secretaria da Vara Criminal da Comarca de Campo Largo, cargo que exerceu até 2013 quando solicitou sua aposentadoria. 


A Sessão Solene na Câmara Municipal de Campo Largo, reuniu os familiares, amigos e colegas de trabalho dos homenageados, secretários municipais, o Prefeito Maurício Rivabem, a Vereadora Cléa Oliveira, os Vereadores Alexandre Guimarães, Marcio Beraldo, sargento Leandro Chrestani, Pedrinho Barausse, Genésio da Vital, Germaninho, e demais autoridades para presenciar a entrega do presente título aos cidadãos honorários e cidadã benemérita de Campo Largo.  

Para conferir a cerimônia, clique no link abaixo e confira através dos canais de comunicação oficiais da Câmara Municipal de Campo Largo. 

https://www.facebook.com/cmcampolargo/videos/1050737539292317/?mibextid=YxdKMJ

Para conferir o álbum de fotos do evento, clique no link abaixo:

https://www.facebook.com/100064715014889/posts/737679895065838/?mibextid=cr9u03