Câmara de Campo Largo inaugura espaço de imprensa Braz Morais
Na tarde desta segunda-feira (05), a Câmara Municipal de Campo Largo prestou uma homenagem ao comunicador Braz Morais com a inauguração oficial da Área de Imprensa Braz Morais. O espaço, utilizado pelos veículos de comunicação que acompanham o trabalho do Legislativo, agora leva o nome de um dos radialistas mais respeitados e carismáticos da cidade.
Braz José de Morais, nascido em 17 de junho de 1965, na cidade de Tomazina (PR), teve uma trajetória marcada por coragem, trabalho e amor à comunicação. Após buscar oportunidades em São Paulo, foi em 1991 que encontrou seu verdadeiro lar em Campo Largo, unindo-se à família que já residia no município.
Filho de Joaquim Alfredo de Morais e Noêmia Ribeiro de Morais, e pai de Vinícius e Mariana, Braz trabalhou por muitos anos na construção civil, como pedreiro. Com o tempo, descobriu sua vocação para o rádio, conquistando espaço e reconhecimento como repórter policial.
Atuou na Rádio Ágape AM e, posteriormente, por quase 15 anos, no programa de Célio Vigilatto, na Rádio Onda FM. Sua voz marcante e o carisma natural fizeram dele uma presença indispensável nas manhãs campo-larguenses, tornando-se amigo de muitos ouvintes e uma referência na imprensa local.
Para eternizar sua trajetória, a Câmara aprovou por unanimidade, no dia 24 de março, o Projeto de Resolução nº 3 de 2025, que denomina o espaço de imprensa da Casa como "Área de Imprensa Braz Morais". A iniciativa, assinada pelos 15 vereadores, reconhece a relevância e o legado deixado pelo comunicador.
“Eu venho em nome da família agradecer por essa iniciativa que vocês fizeram. Tenho certeza de que, de onde o meu pai estiver, ele está muito feliz. O que ele mais gostava era da comunicação, de se entreter com todo mundo, e essa homenagem é motivo de muita alegria onde quer que ele esteja”, afirmou Vinícius Hoberdan Morais, filho de Brazinho, durante a cerimônia.
O presidente da Câmara, Alexandre Guimarães, representando todos os vereadores, destacou a importância da homenagem póstuma:
“É uma singela homenagem, mas uma homenagem justa a uma pessoa que dedicou a sua vida profissional a levar a informação correta, a informar e comunicar os nossos munícipes. Nós ficamos muito contentes de poder realizar essa homenagem a essa figura que será eternizada no nosso município através da sala de imprensa na Câmara de Vereadores”, finalizou o presidente.
Participaram da solenidade os vereadores Alexandre Guimarães, Rafael Freitas, Luiz Scervenski, Rogério da Viação, Polaco Preto, Victor Bini, Sargento Leandro Chrestani, Sensei Clóvis, Rogério das Tintas, André Gabardo, Athos Martinez, Tomazina, Genésio da Vital, Júnior Andreassa e Gustavo Torres. Também estiveram presentes a vice-prefeita Chrystiane Chemim, o secretário de Governo José Arlindo Lemos Chemin, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Pedro Parolin Teixeira e a servidora Andressa Santos, representando a Secretaria Municipal da Cultura, Dorotea Aparecida Merchiori Stoco.