Audiência pública realizada no Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo discute Plano de Segurança Municipal

por Julia Beatriz | Revisão: Caio Taner — publicado 31/08/2023 10h55, última modificação 31/08/2023 11h12
Audiência Pública apresenta novos planos para a segurança do nosso município

Nesta quarta-feira (30) às 19h foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo, a audiência pública sobre o Plano de Segurança Municipal. Durante a audiência foram discutidos diversos aspectos relacionados a segurança do nosso município, bem como novas estratégias e planos efetivos de acordo com a demanda que cada região apresenta.

Na audiência foram apresentadas algumas pesquisas realizadas pela Guarda Municipal sobre as ocorrências recebidas diariamente. Parte da pesquisa contou com a aplicação de um questionário respondido por cerca de 1276 cidadãos, no período de fevereiro a março deste ano, com um total de 27 questões abordando situações da segurança pública. O questionário foi disponibilizado através do portal de notícias da Prefeitura de Campo Largo.

Fotopar Campo Largo

Com isso, o objetivo da realização da audiência é       identificar possíveis melhorias na segurança           pública e desenvolver ações mais eficazes para      o    município, de forma assertiva com a           necessidade de cada bairro. A ideia é apresentar     um Projeto de lei de acordo com esse plano de   segurança municipal.

Na audiência foi citado a criação do Conselho       Municipal de Segurança, a Criação do Fundo   Municipal de Segurança e o Projeto Pacto pela   vida,   onde é realizado reuniões periódicas para debater casos de mortes intencionais no município, além da criação do Programa Segurança na Educação - Conhecer para prevenir e a reativação do Conselho Municipal de Política sobre Drogas.

O objetivo com tudo isso é descobrir o que pode ser implementado dentro do plano de segurança municipal, visando a redução na criminalidade, a aproximação das forças armadas com a comunidade, e a concretização da identidade da guarda municipal como polícia preventiva e participativa.

A audiência contou com a presença de representantes das Forças de Segurança Pública e do Poder Público Municipal.

A  participação cidadã e colaboração entre todos os setores da sociedade é importante para a troca de conhecimentos e planejamento de ações concretas para o nosso município. Uma comunidade ativa pode alcançar metas mais elevadas em termos de segurança e qualidade de vida.