Aprovada em plenário a criação da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

por Julia Beatriz Wal publicado 29/04/2025 13h50, última modificação 30/04/2025 16h17
A comissão terá foco exclusivo no fortalecimento das políticas públicas para o setor rural, impulsionando a agricultura e a pecuária no município.
Aprovada em plenário a criação da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Foto ilustrativa: Freepik

Na sessão ordinária desta segunda-feira (28), os 15 vereadores aprovaram em segundo turno, o Projeto de Resolução nº 6 de 2025, que cria a Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. 

A nova comissão terá a competência de analisar e emitir pareceres em todas as proposições relacionadas aos temas de agricultura, pecuária e desenvolvimento rural, incluindo política e planejamento agrícola, vigilância e defesa sanitária animal e vegetal, uso de defensivos agrícolas, organização de políticas públicas para o setor rural, estímulo à pesquisa, além da declaração de utilidade pública para entidades ligadas a essas áreas.

A iniciativa também altera o Regimento Interno da Câmara, retirando da Comissão de Obras e Serviços Públicos a atribuição de tratar dos assuntos relacionados à agricultura e pecuária, centralizando essas pautas em uma comissão especializada.

A criação da comissão reflete a crescente importância do setor agrícola no município. A própria justificativa do projeto apresenta uma reportagem publicada em 2019 pelo jornal "Folha de Campo Largo" que já destacava o potencial da cidade para a agricultura, apesar de, na época, representar apenas 2% do faturamento do município. Mesmo assim, Campo Largo se mostrou versátil, com produção variada de frutas, hortaliças, cogumelos, grãos e flores, além do avanço na produção de alimentos orgânicos.

Com a instalação da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária em 2022 e programas de incentivo como o apoio à agricultura familiar e ao turismo rural, o setor rural campo-larguense ganhou mais visibilidade e investimentos. Atualmente, cerca de 1.700 produtores estão cadastrados no CADPRO (Cadastro de Produtor Rural).

Com a nova composição, a Câmara de Campo Largo passará a contar com dez comissões permanentes, sendo elas:

  1. Comissão de Justiça e Redação

  2. Comissão de Finanças e Orçamento

  3. Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social

  4. Comissão de Obras e Serviços Públicos

  5. Comissão de Meio Ambiente

  6. Comissão de Ética e Assuntos Especiais

  7. Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias

  8. Comissão de Esporte e Lazer

  9. Comissão de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo


 10. Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento rural (em fase de aprovação final)

A criação da nova comissão permanente na Câmara busca dar ainda mais atenção e suporte a essas atividades, promovendo o desenvolvimento sustentável do meio rural, gerando empregos, renda e aumento da arrecadação municipal.