Vamos falar em ajudar o próximo e espalhar neste mês de outubro as mensagens desta campanha que espalha a prevenção do Câncer de mama a todas as mulheres da nossa cidade de Campo Largo! 😊

por Caio Taner última modificação 10/10/2019 14h16
Confira!

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Fonte: www.inca.gov.br

Você sabia? que toda mulher que enfrenta o câncer de mama e precisar de reconstituição das mamas, pode ter o tratamento feito pelo SUS. Vamos espalhar ideias boas e compartilhar com as nossas amigas.

O que é a Cirurgia de Reconstrução Mamária?

 

É uma cirurgia plástica que reconstitui a forma da mama da mulher e com certeza a autoestima em um momento tão delicado. A cirurgia retrabalha a forma, a aparência e o tamanho.

Quem tem direito?

Toda mulher que passa por tratamento contra o câncer de mama e precisa reconstituir as mamas, sendo necessária a recomendação do médico assistente da paciente. Existem leis que asseguram este direito da mulher, como por exemplo as Leis:

A Lei no 9.797, de 6 de maio de 1999 dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer.

Lei nº 12.802, de 24 de abril de 2013 dispõe sobre o momento da reconstrução mamária, determinando que quando existirem condições técnicas, a reconstrução será efetuada no mesmo tempo cirúrgico.

Como solicitar o benefício?

Pelo SUS, o paciente pode agendar a cirurgia de reconstrução mamária no local do tratamento. Se o paciente não estiver mais em tratamento, deverá se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde e solicitar o seu encaminhamento para uma unidade especializada em cirurgia de reconstrução mamária. O paciente deve se consultar com o médico cirurgião plástico credenciado ao seu plano de saúde.

O paciente também tem direito à cirurgia plástica de correção de eventual assimetria entre a mama afetada pelo câncer e a saudável, para manter a proporção estética entre ambas. O paciente também tem direito à cirurgia plástica de correção de eventual assimetria entre a mama afetada pelo câncer e a saudável, para manter a proporção estética entre ambas.

Fonte: www.femama.org.br


Se desejar obter alguma informação, ou sugerir algo contate à Câmara pelo e-mail: cmcampolargo@cmcampolargo.pr.gov.br ou pelo telefone (41)3392-1717