Elos da Sustentabilidade firma convênios, recebe caminhão coletor e amplia parcerias

por adriane — publicado 06/07/2017 13h50, última modificação 06/07/2017 13h51
Evento foi sediado na Câmara Municipal de Campo Largo

Em solenidade realizada na terça-feira (4) no Plenário da Câmara Municipal, o Projeto Elos da Sustentabilidade, de geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis, firmou convênios com a Fundação Banco do Brasil, com o Instituto Águas do Paraná e Provopar Estadual.

Recursos na ordem de R$ 120.000,00, foram repassados a Assur – Associação Unidos da Reciclagem, para a aquisição de um veículo utilitário, duas prensas, uma balança e uma esteira elétrica para viabilizar a triagem dos materiais recicláveis da coleta seletiva. As quatro associações utilizarão o veículo e os equipamento.

Da Águas do Paraná receberam um Caminhão de Coleta Seletiva, que dispõe de espaço adequado para recolhimento de óleo de cozinha usado e de materiais recicláveis.

Além do Prefeito Marcelo Puppi, fizeram uso da Palavra Eduardo Fernandes (Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), Elisabete Damasceno (Vice-Presidente da Câmara Municipal), Fernando Favoreto (Superintendente Regional de Governo do Banco do Brasil), Samira Tomita, (representante de Carlise Aparecida Kwiattkowski – Presidente do Provopar Estadual), Paulo José Breda Belich (Diretor de Resíduos Sólidos do Instituto Águas Paraná), Mário Celso Cunha (representando o Presidente da Sanepar), Vinicio Costa Bruni (Coordenador de Resíduos Sólidos, representando o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Aline F. Paschoalino - representante do Cempre - Compromisso Empresarial para Reciclagem e a bióloga e coordenadora do Projeto Walquíria Menna Brusamolin Santos, que fez palestra sobre sustentabilidade socioambiental.

Autoridades

Também participaram da solenidade os Vereadores Antonio Gonçalves Ferreira, Clairton Darci Tummler (Alemão), Airton Roberto Vaz da Silva, João Carlos Ferreira (João da Água), Elisabete Damasceno, Secretária de Educação e Esporte Dorotéa Stoco, Presidentes das Associações de Catadores – Naraci de Deus Paula (Assur – Unidos da Reciclagem), Sebastião José de Andrade (ARC - Associação de Reciclagem Campolarguense), Cláudia Lorena (ARL e V – Associação de Reciclagem Lutar e Vencer e Margarete Correa França (Arama -Associação Amigas do Meio Ambiente).

Palestra socioambiental

Em sua Palestra, Walquíria ressaltou que o Projeto Elos da Sustentabilidade iniciou em 2006, com a elaboração do Diagnóstico e do PGIRS (2006) – Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, com objetivos de buscar a sustentabilidade socioambiental, fortalecendo os elos da reciclagem.

Na época, o município de Campo Largo possuía 122.443 habitantes, distribuídos na área de 1.249.422 km2. A proposta era aproveitar os resíduos recicláveis utilizando-os como matérias primas à cadeia produtiva; promover a inclusão social e o reconhecimento dos catadores como elo importante na cadeia produtiva da reciclagem; fortalecer a comunidade enquanto co- responsável pelos resíduos; consolidar a coleta seletiva; ampliar a consciência ambiental; viabilizar capacitação continuada aos catadores; incentivar e apoiar a associação para ampliar o quadro de associados; realizar acompanhamento técnico ambiental no galpão de triagem; inserir os catadores e seus familiares nos programas comunitários oficiais, assegurando- lhes os direitos fundamentais da pessoa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Campo Largo

Adicionar Comentário